Agriturismo – Fazendinha Rainha do Sul

A Fazenda Rainha do Sul é um espaço multifuncional que gira em torno da história do cacau. Todos os detalhes e espaços da fazenda, seus fragmentos têm sentido voltado para o fruto de ouro.

O povo de Camacã-BA vivenciou toda a história de exploração do cacau até os dias de hoje. Assim, o visitante terá à sua disposição um lugar ideal, para aventura-se em meio a natureza, tudo isso em meio a parte preservada da Mata Atlântica. Você vai se emocionar com tudo que a fauna flora da região te oferece.

Sua história:

Sua origem se deu através da união de várias propriedades, essa união transformou essas terras em um bela fazenda “Fazendinha Rainha do Sul“.

Há 7 gerações comandadas pela família, a fazenda correspondente à 27 hectare, sendo que 20% são de reserva nativa originária da Mata Atlântica. Seu solo fica em uma área privilegiada e reconhecida.

A Fazenda Rainha do Sul se tornou marco da história da região cacaueira, sendo o  primeiro centro experimental, em campo de clonagem da CEPLAC (Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira). Anos antes, o terreno que chegava a produzir 12 mil arrobas de cacau por ano, teve sua vida produtiva ceifada pela vassoura de bruxa (ato criminoso que deixou desamparados a todos, principalmente as classes mais desfavorecidas, espalhando desemprego, miséria, prostituição e uso de tóxicos).

Uma situação devastadora a olhos humanos,  pessoas que dependiam diretamente ou indiretamente, entraram numa verdadeira calamidade. Aos poucos, foi possível recobrar os sentidos, como desesperados, que olham os escombros após a tempestade.

Apenas casas, pessoas e os cacaueiros, que tinham ar de súplica e misericórdia. O desespero era evidente, gerando a constante procura de saídas para tal situação. Em 1996, a Fazenda Rainha do Sul foi escolhida, devido a sua localização, pela CEPLAC como primeiro centro de pesquisa em campo com clones trabalhados em laboratório. Eis que a fazenda se torna centro de uma possível reestruturação e possibilidades para melhoria de um povo.

A fazenda passou a ser cenário de visitas por fazendeiros, ministros, governadores, deputados, grupos de empresários nacionais e estrangeiros, todos querendo encontrar a saída tão sonhada para a solução da lavoura cacaueira. Os esforços com pesquisas e testes não foram tão satisfatórios assim, nem tudo alcançou o sucesso almejado.

Caminhos foram abertos, mas com o passar do tempo parte dos clones não deram o resultado esperado e uma nova crise instalou-se, aumentando, ainda mais, o endividamento dos fazendeiros decorrente de novos empréstimos. A contínua corrida aos clones tolerantes à vassoura de bruxa gerou uma cumplicidade entre os fazendeiros, inédita para a competitiva região cacaueira. Agora era a hora de se unir, não podia haver mais reações contrárias, e sim força de superação.

Instalações da fazenda

Fazenda rainha do sul- Agriturismo
Fazenda rainha do sul- Agriturismo

Como toda fazenda que produz cacau, a Rainha do Sul possui instalações convencionais como a barcaça, choco, armazém, casa da tropa e secador. Ao chegar, o visitante é recebido na casa de rodas (uma réplica das antigas casas dos habitantes da cidade de Camacã), basta tocar o sino e logo será atendido.

Além de todo o aparato cacauicultor, a Fazenda Rainha do Sul possui quartos e local para refeições, assim, os que resolverem parar para uma visita podem, também, ser acolhidos e passar uns dias no sossego da mata atlântica.

Fazenda rainha do sul- Agriturismo
Fazenda rainha do sul- Agriturismo

Há sempre um bom lugar no território brasileiro, para que possa se divertir. Vamos divulgar essa prática de Agriturismo para que se torne uma tendência para todos os brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *